Interferências das categorias classe e gênero na (não) escolha dos estudantes pelo curso de Pedagogia da UFAL

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Maria Clara Rêgo Tenório de Albuquerque

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Categoria:

O estudo “Interferências das categorias classe e gênero na (não) escolha dos estudantes pelo curso de Pedagogia: um estudo sobre os ingressantes do curso de Pedagogia da Ufal”, ora materializado neste livro, é carregado de originalidade e de relevância acadêmica e social, é fundamentado teoricamente e é ancorado na apreensão problematizadora do real. Trata-se, portanto, de obra acadêmica que dialoga apropriadamente com referenciais teóricos e com estudos pretéritos que articulam questões de classe e de gênero constitutivas e interferentes na escolha de estudantes pelo curso de Pedagogia. Não sendo bastante, o estudo de Albuquerque adverte que a constância da naturalização do referido curso como espaço formativo prioritário de mulheres pobres exige a urgência da compreensão de processos que conservam e aprimoram relações de desigualdade e de opressão.

ISBN

978-65-86537-56-7

Ano da edição

2022

Nº Edição

1

Páginas (versão digital)

128

Editora

Dom Modesto

Versão

Versão digital (e-book)

NCM

49019900

Sumário

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 – ESTUDOS SOBRE O TEMA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 Dialogando com as produções acadêmicas selecionadas
1.1.1 Estudos sobre escolha e permanência no curso de Pedagogia e condições de classe social
1.1.2 Estudos sobre carreira docente e desvalorização social
1.1.3 Estudos sobre questões de gênero no curso de Pedagogia
1.2 Fundamentação teórica das categorias classe social e gênero
1.2.1 Classe social
1.2.2 Gênero
1.2.3 Proximidades entre Bourdieu e Saffioti

CAPÍTULO 2 – ELEMENTOS METODOLÓGICOS E PERFIL DA AMOSTRA
2.1 Breve caracterização do campo de pesquisa: o curso de Pedagogia da Ufal
2.2 Considerações sobre a metodologia de aplicação e análise dos questionários
2.3 Gênero, idade e cor/raça: perfil dos alunos de Pedagogia da Ufal ingressantes em 2019.1 e 2019.2
2.4 Família e filhos: elementos do eu que antecedem o ingresso e permeiam a formação do estudante de Pedagogia
2.5 Trajetória escolar e títulos escolares: nível de instrução materno e paterno e percurso escolar dos estudantes de Pedagogia
2.6 Trabalho, motivações e renda familiar dos estudantes de Pedagogia da Ufal

CAPÍTULO 3 – ACESSO E PERMANÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: DA (NÃO) ESCOLHA AO ENGAJAMENTO NA LUTA CONTRA DESIGUALDADES E PRECONCEITOS DE CLASSE E DE GÊNERO
3.1 Sobre a escolha do curso de Pedagogia da Ufal
3.2 Condições de acesso e permanência no curso de Pedagogia: política de cotas, assistência estudantil e programas de bolsas
3.3 Pistas sobre o capital cultural das/dos estudantes de Pedagogia
3.4 Carreira docente e indicação do curso de Pedagogia
3.5 Compreensão das/dos investigados do porquê há mais mulheres do que homens no curso de Pedagogia

CONSIDERAÇÕES FINAIS

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